As imagens de Mariza Carpes
O imaginário de Mariza Carpes é habitado por personagens e elementos. Dramas são encenados em frente aos nossos olhos embora geralmente alguma coisa mais é escondida do nosso alcance, em algum lugar fora da cena, esperando para surgir.
Mariza encontra grande facilidade no uso da figura humana como veículo de expressão e emoção. Seu vocabulário visual é extenso e ela incorpora uma multiplicidade de imagens que agarra e provoca o nosso interesse. Com seus vários sentidos e múltiplos níveis de interpretação, sempre sou compelido a reiniciar um diálogo íntimo com a artista. Mariza me diz de lugares e épocas muito afastadas, mas que de alguma forma já conheço. Mariza tem a habilidade de facilmente cruzar barreiras culturais e geográficas e de sintetizar novos níveis de discernimento. Encontro em seu trabalho profundidade e leveza. Surpreendendo com uma virtuosidade técnica extremamente particular sobre a superfície escolhida, seja papel ou tela, ela nos faz acreditar em seus poderes de criatividade pessoal.
O trabalho de Mariza, assim como todo aquele a que se dedica e é profissionalmente executado, desdobra-se em uma sucessão de mudanças e revisões e, desta forma, o seu último trabalho é, sem dúvida, o seu melhor trabalho.